O projecto caracteriza-se pela alteração de exterior e interior de um edifício datado dos anos 50 com uma área de construção de 1.500 m2. É composto por 2 pisos abaixo da cota de soleira, piso 0 e 5 pisos acima cota de soleira, perfazendo um total de 8 pisos. É composto por um logradouro a nível do piso da subcave. Apresenta-se como um edifício de comércio e habitação com diferentes tipologias – T0 / T1 / T2 / T3.
A proposta apresenta a alteração dos interiores adaptando o existente a uma residência de estudantes. Os vários usos dos diferentes espaços tiveram em consideração questões de privacidade e questões relacionadas com áreas mais sociais de lazer e convívio que potenciem uma forma de estar mais em comunidade. Foi importante definir, igualmente, espaços destinados, exclusivamente a funcionários para apoio ao serviço, gestão e funcionamento do edifício. Neste sentido, para além dos espaços destinados, especificamente, a dormitórios e quartos, são constituídos um conjunto de espaços mais sociais que complementam os serviços que se pretendem incorporar no conceito da residência de estudantes.
Na proposta incorpora-se, a nível do piso de subcave, uma área exterior social, revitalizando o jardim privativo existente, funcionando como uma área exterior de encontro e permanência com possibilidade de espaços de uso mais social e lúdico, incluindo a implantação de uma piscina.