Sustentabilidade

O sector da construção é dos que mais polui, gera resíduos e provoca emissões de CO2 para a atmosfera. E isto acontece em todo o ciclo de vida dos materiais de construção e dos edifícios.

Pretendemos dar resposta às evidências mundiais de ruptura do ambiente, rumo à substituição de uma economia linear por uma economia circular na construção, através de uma actividade projectual baseada no conceito “Cradle To Cradle” - Do berço ao berço.

O objectivo consubstancia-se em participarmos, activamente, no desenvolvimento sustentável das cidades ambiental, económica e socialmente. Estando alinhados com as políticas Europeias e tendo em vista o compromisso para o cumprimento do Pacto Ecológico Europeu e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, neste caso os ODS 07 – Energias Renováveis e Acessíveis, ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 13 – Acção Climática, pretendemos que os edifícios por nós projectados promovam a neutralidade carbónica, potenciando ambientes interiores mais saudáveis com zero emissões e cidades mais inclusivas e resilientes.

Achamos que, indo além da mera função do habitar, os edifícios podem ser importantes catalisadores na regeneração do ambiente natural e das cidades, contribuindo para a redução da pegada ambiental neste sector.

Sustentabilidade
02-Imagem-02
Sustentabilidade

A inovação associada a construções ecológicas e resilientes aumentará o impacto positivo nos materiais, na energia, nos resíduos, na biodiversidade e no bem-estar, aproximando as pessoas de um ambiente mais saudável, numa correlação direta com benefícios sociais e económicos. Com o objetivo de reduzir a pegada ambiental, as soluções de base natural contribuem para a redução das emissões de CO2 na produção “off-site” e no ciclo de vida dos materiais, proporcionando a possibilidade de desmontagem para reutilização ou reciclagem (com base no conceito de “piece-by-piece demolition”) e um modelo de economia circular onde os recursos fazem parte de circuitos fechados e os materiais são mantidos durante o maior tempo possível.

Sustentabilidade
Sustentabilidade
Sustentabilidade

Iniciar um projeto a partir de princípios de eco-design e uma abordagem holística, irá promover e aumentar os benefícios reais para os utilizadores e para as comunidades envolventes. São estas as razões que transformarão os desafios em oportunidades para dotar as cidades de condições mais saudáveis para viver e trabalhar e, para isso, os edifícios são um importante factor de Sustentabilidade (social, económica e ambiental) à escala local e global.  A natureza, as pessoas e os edifícios podem interagir harmoniosamente entre si para uma transição ecológica e como resposta aos desafios e imprevisibilidades das alterações climáticas.