Casa de madeira regenerativa e Eco-materiais

 

A casa de madeira regenerativa localizada em Sesimbra é um exemplo do que podemos fazer, como arquitectos e eco-designers, para regenerar o ambiente construído através de estratégias resilientes e inovadoras com base em soluções naturais, eficiência energética e sistemas que possam mitigar as alterações climáticas. Trata-se de um sistema de construção pré-fabricado que potencia a circularidade dos recursos com base em princípios de neutralidade carbónica e com base no conceito “cradle to cradle”, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos lugares e bem-estar das comunidades.

 

Este inspirador edifício de pequena escala oferece soluções diversificadas como resposta à crise climática e para a sustentabilidade do ambiente construído em todo o seu ciclo de vida. Pretende-se fazer parte da mudança de mentalidade no sector da construção permitindo melhores condições económicas, sociais e ambientais tendo como foco principal a Ação Climática (Mitigação e Adaptação) e utilização de Recursos Naturais.

 

A base estrutural da casa consiste na aplicação de fundações helicoidais no solo. As paredes exteriores e interiores, assim como a cobertura, são compostas por um sistema construtivo natural autoportante que inclui elementos estruturais em madeira (woodframe), isolamento térmico / acústico com fibras de cânhamo industrial e palha compactada no interior e placas de óxido de magnésio ecológicas prontas para receber o revestimento final. A madeira, como material principal, possui três finalidades essenciais: Estrutural, Estética e Sustentável. Este recurso, combinando com tintas naturais e ecológicas no interior que integram a inovação de grafeno com cal, permite a absorção e armazenamento de dióxido de carbono. O sistema, como um todo, promove maior ecologia, um ambiente saudável, durabilidade, circularidade, conforto térmico, eficiência energética e neutralidade de carbono.

 

A inovação desta construção ecológica e resiliente tem um impacto positivo nos materiais, energia, resíduos, biodiversidade e bem-estar, aproximando as pessoas de um ambiente mais saudável numa correlação directa entre benefícios ambientais e económicos. Com o objetivo de reduzir a pegada ambiental, as soluções propostas contribuem para a redução de emissões CO2 na produção off-site e no ciclo de vida dos materiais, proporcionando a possibilidade de desmontagem para reaproveitamento ou reciclagem (baseado no conceito piece-by-piece demolition) e contribuindo para um modelo de economia circular em que os recursos fazem parte de circuitos fechados e os materiais são guardados durante o maior tempo possível. Mesmo a pequena percentagem de sobras poderá ser encaminhada para um processo de co-incineração com a finalidade de geração de energia com base no conceito “waste to energy”.