É com agrado que o ano de 2023 termina com a publicação de alguns projectos e entrevista estruturada do anuário n.º 29 da revista espanhola Arquitectura Plus, a qual reúne a selecção de um conjunto de “Estudios Líderes de Arquitectura España y Portugal”, com edição do Grupo Via. Foi um prazer fazer parte de uma publicação com tão notáveis ateliers de arquitectura nacionais e espanhóis. Entrevista completa:
Qual é a identidade fundamental do vosso escritório?
Como resposta à complexidade associada aos desafios emergentes (locais e globais), o estúdio procura, em cada projecto e território, um entendimento dos valores endógenos do local numa perspectiva de regeneração sócio-ecológica, sempre em harmonia com as necessidades dos clientes e dos futuros utilizadores. Para isso, encontra na relação e integração transdisciplinar o conhecimento científico para a construção de soluções transformadoras. Pretende-se, pois, dar resposta aos problemas que as cidades do futuro enfrentarão, através de abordagens centradas nas pessoas, na qualidade dos ambientes construídos e na resiliência das dimensões urbanas, à escala do edifício, do bairro e da cidade.
Quais são as novas necessidades que os clientes apresentam atualmente?
Para além do envolvimento no processo criativo e na resposta integrada às mais variadas exigências regulamentares, os clientes e promotores procuram, na actualidade, uma maior eficiência energética dos edifícios e soluções que, potencialmente, minimizem a pegada ecológica do sector da construção, através de sistemas construtivos diferenciadores (que resultem de processos com baixas emissões de CO2) e materiais inovadores (de base natural, reciclados e recicláveis). Como consequência da última pandemia (COVID-19), constata-se uma crescente necessidade de criação de espaços flexíveis e adaptáveis, ao nível da organização funcional dos espaços interiores.
Quais projetos têm em andamento?
Diversos projectos encontram-se em desenvolvimento na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente: Habitação unifamiliar em Sintra, Design de Interiores de apartamento em Cascais, Projecto de requalificação de espaço público em Lisboa, reabilitação de edifício habitacional em centro histórico da cidade de Lisboa.
Para onde se dirige a arquitetura nos próximos anos?
Os desafios que as cidades enfrentam como resultado dos processos de urbanização, dos impactos das alterações climáticas nos territórios e da escassez de recursos naturais, remetem para uma reflexão profunda. É nesse contexto que a actualidade demonstra que os edifícios, as áreas urbanas e periurbanas terão, inevitavelmente, um papel preponderante para a transição de paradigma na construção de territórios e comunidades de proximidade e de lugares de encontro e partilha que confiram aos espaços públicos e edifícios maior resiliência. O acto de participar nesta transformação a partir das disciplinas da arquitectura e do urbanismo é preponderante, mas em confluência com outras áreas científicas oriundas das ciências sociais e naturais.
Via: Revista Aquitectura Plus (Espanha) Edição nº 29. Top Estudios Líderes de Arquitectura España y Portugal. Entrevista estruturada e publicação de projectos: Casa de madeira, Sesimbra; Loft Anjos, Lisboa; Moradia Chão dos Meninos, Sintra. Edição Grupo Via. p.44.
Para visualizar a edição completa: https://issuu.com/grupoviabcn/docs/a_29