Casa Chão dos Meninos, Sintra

Com uma localização privilegiada e com vistas para a serra de Sintra e Palácio da Pena, assim como para a planície, a implantação da casa tira partido desta envolvente próxima e distante. De tipologia T3, desenvolve-se a nível de dois pisos acima da cota de soleira e 1 piso abaixo da cota de soleira. As áreas sociais localizam-se a nível do piso 0 e as áreas privativas a nível do piso 1. Implanta-se num lote de terreno com 549,95 m2, tem uma área de implantação de 140.00 m2, uma área de construção de 250.00 m2 e uma área de cave para estacionamento com 90.00 m2. Neste mesmo nível localizam-se as áreas exteriores que se complementam com uma piscina infinita que se debruça sobre a paisagem.

 

A casa apresenta uma articulação entre volumes e vazios que criam diferentes profundidades fazendo emergir uma dicotomia entre transparência e opacidade, luz e sombra. Estes volumes foram dispostos de forma a integrarem-se na morfologia natural do terreno, tirando partido não só das vistas, como também da envolvente exterior.

 

A materialidade exterior das fachadas apresenta a conjugação de dois revestimentos naturais – A pedra e a madeira – conferindo à casa uma evidente singularidade e integrando-se na paisagem. Por um lado, nas fachadas do piso térreo e piso superior, a utilização de madeira carbonizada, mediante a aplicação da técnica tradicional japonesa Shou Sugi Ban, permitirá criar uma estética que alia ancestralidade a contemporaneidade. Por outro lado, nas fachadas do piso de cave, que se encontra parcialmente “enterrado”, a utilização de pedra, emparedada com junta seca, contrastará com a madeira escura, evocando, de certa forma, um sentido natural da implantação da casa no terreno.

 

Numa simbiose entre ambiente construído e ambiente natural, assume-se a importância da integração de nature based solutions através de parede ajardinada e sistema de cobertura ajardinada, permitindo a continuidade das funções biológicas, a minimização do impacto da construção no território e a sua adaptação aos efeitos das alterações climáticas (como é o caso das “ilhas de calor” ou precipitação intensa).